Topo

André Noel

Especialistas em tudo acabam sendo especialistas em nada

Andre Noel

16/05/2020 04h04

Freepik

Nunca se teve tanta facilidade para adquirir conhecimento como nos dias de hoje. Existem muitas plataformas gratuitas ou pagas com imensidão de conhecimento nas mais diversas áreas. Você não precisa sair de casa para aprender, por exemplo, em cursos das melhores universidades do mundo.

Em contraponto, nunca houve tanta pressa. Pressa para tudo. Quem nunca comprou ou se inscreveu em cursos, mas não chegou a terminar (ou até mesmo começar) porque ia demorar muito ou então porque já estava correndo com outras coisas da vida.

Tem um filme interessante de comédia chamado "Os Estagiários" que retrata dois adultos entre seus 40 e tantos anos passando por um processo de seleção da Google, competindo contra pessoas de 15 a 25 anos. Sim, o filme tem os seus exageros, mas é ótimo para passar o tempo.

Algo muito interessante retratado ali é a angústia de pessoas que chegaram aos seus 20 ou 25 anos de idade e que ainda não foram bem sucedidas na vida. A nossa área vende uma ilusão de que você tem que aprender tudo e saber tudo até seus 25 anos, senão você está de fora. Basta ver uma revista conhecida brasileira que há pouco tempo estampou em sua capa que programadores são pessoas "de 25 anos" bem sucedidas no trabalho.

Como já comentei aqui em outros textos, eu sou professor. Tenho dado aula para as novas gerações que estão entrando na área de T.I. e que sofrem também com a ansiedade. Várias vezes vejo a ansiedade em perguntas sobre o que deveriam aprender antes de entrar na faculdade, que cursos deveriam fazer em paralelo à universidade, quantas linguagens deveriam aprender, quantas das tecnologias "top" devem saber… O apelo e a pressão é cada vez maior.

Algo que tento sempre ensinar é: Vá com calma! Um passo de cada vez! Respeite o seu tempo, se você aprende rápido, multitarefa, tudo bem. Se você aprende devagar, uma coisa de cada vez, tudo bem também. Ninguém nunca vai saber tudo na T.I., é impossível. Nossa área cresce num ritmo exponencial, você não tem como dominar diferentes áreas. Você pode saber a respeito de diferentes áreas, mas não vai dominar todas elas.

A tirinha acima veio de um diálogo onde eu estava envolvido. A empresa havia contratado uma pessoa que se dizia especialista em todas as linguagens de programação (sério) e os chefes acreditaram (sério)… Tem um velho ditado de onde eu venho que diz que "só existe uma forma de você saber programar em 20 linguagens de programação, é só você não ser realmente bom em nenhuma delas".

Você vai se especializando em algo em sua carreira. Às vezes você escolhe, mas em muitas das vezes você é conduzido até uma determinada área onde vai se especializar. Isso é bom, isso envolve experiência além do estudo. Você estuda a respeito de algo e aprende até um determinado ponto, mas se torna bom apenas com a prática e a repetição. Aqui se encaixaria bem uma metáfora de esportes para falar de treinamento, mas vamos confessar que nem eu nem você somos tão bons em esportes… 😉

Portanto, não existem especialistas que são especialistas em tudo. A própria palavra "especialista" já demonstra uma especificação de conhecimento em algo, você foca e aprende bem uma certa coisa, mesmo que seja um assunto pequeno.

Eu vi uma tirinha da Mafalda, uma vez, mas eu não a encontrei para postar aqui, onde ela está falando com o amigo. Acho que é o amigo quem está contando algo mais ou menos assim: "Meu tio fez a graduação em história, depois fez mestrado em história do Brasil, depois fez o doutorado em história da Guerra de Canudos." Então ela disse algo como: "Então, quanto mais ele estudava, menos ele sabia?"

É essa a ideia. Saiba um pouco sobre muitas coisas e saiba muito sobre algumas. Se especialize na sua área, se destaque e seja feliz. (E não acredite em quem se diz especialista em tudo)

E não esqueçam o álcool gel.

Sobre o Autor

Andre Noel é programador, webcartunista, autor do Vida de Programador, professor universitário (UEM e Unicesumar), youtuber e sabe pregar botões em roupas.

Sobre o Blog

Quem é de TI sempre recebe pedidos para criar "só um sisteminha simples". A gente sabe que nunca é simples. Por isso, aqui no blog vamos falar sobre o grande universo de TI --que às vezes é engraçado, às vezes é sofrido e muitas vezes é tudo isso.