Topo

André Noel

Quer aprender a programar melhor? Ensine alguém

Andre Noel

12/10/2019 04h00

Imagem: Pixabay

Você teve dificuldades para escolher sua profissão? A gente passa os primeiros muitos anos da vida estudando, da educação infantil ao fundamental, do fundamental ao ensino médio, e depois encaramos um ensino técnico ou uma faculdade para nos qualificarmos para trabalhar e ter uma carreira. Talvez uma coisa que ninguém tinha te avisado é que se você escolhe a área de T.I., você escolhe ter que estudar pelo resto da vida! 😀

A nossa área é muito legal, uma que eu gosto muito, mas que também é muito desafiadora. Estamos em constante evolução e diante de mudanças contínuas. O que aprendemos hoje pode se tornar defasado em pouco tempo. Por isso, sempre estamos precisando estudar alguma tecnologia nova, alguma nova técnica ou algo assim.

É comum, nesse estudo, a gente travar e pensar que a gente não sabe direito, que está faltando alguma coisa. Então a quem recorremos? A primeira ideia é procurar alguém que sabe mais, possa nos ensinar e tirar nossas dúvidas. Não é uma ideia ruim, mas tem ainda uma outra que também é muito boa, às vezes melhor…

Procure ensinar o que você sabe a alguém que sabe menos que você. Ouvi isso uma vez de um professor, depois vi menções na internet, em artigos e é verdade. Estudar com quem sabe menos  muitas vezes te desafia mais. Ali você é a referência, você é "quem sabe mais" e muitas vezes isso te desafia a aprender melhor do que já sabe para passar um conhecimento mais completo.

Além disso, quem sabe menos que você muitas vezes tem dúvidas sobre coisas que você nem pensou antes. "Mas e se em vez de usar esse comando eu fizer com aquele de tal forma?" "Hmmm, realmente, parece interessante… Vamos ver se funciona?"

Trabalhei uns 10 anos diretamente com programação e pude me especializar em uma área de desenvolvimento web que eu gostava bastante. Mudei algumas vezes de empresas e fui para vagas semelhantes, trabalhar com a mesma tecnologia, de forma parecida.

Quando encarei de forma mais profunda a área acadêmica, acabei voltando um pouco as origens, melhorei meu conhecimento para educar e tive desafios de ensinar diversos conteúdos, linguagens de programação diferentes. Aprendi muito com o conhecimento dos alunos e, principalmente, com as dúvidas deles.

Então, se você quer aprender melhor, ensine alguém. Pegue uma mentoria, ajude os iniciantes, vale muito a pena.

E se você ainda está na faculdade, não se preocupe tanto em buscar os melhores alunos da sala para fazer grupos de trabalho, caso contrário eles farão e você não aprenderá. Procure aqueles que não tiram o seu desafio.

E sucesso!

Abaixo trago algumas considerações sobre a "vida de professor":

Sobre o Autor

Andre Noel é programador, webcartunista, autor do Vida de Programador, professor universitário (UEM e Unicesumar), youtuber e sabe pregar botões em roupas.

Sobre o Blog

Quem é de TI sempre recebe pedidos para criar "só um sisteminha simples". A gente sabe que nunca é simples. Por isso, aqui no blog vamos falar sobre o grande universo de TI --que às vezes é engraçado, às vezes é sofrido e muitas vezes é tudo isso.