Topo

André Noel

Bloqueio criativo: o que você faz quando dá branco na hora de programar?

Andre Noel

22/02/2020 04h00

Pixabay

Todo mundo passa por isso vez ou outra: você sabe o que tem que fazer, você para na frente do computador, abre os arquivos e… nada! O sistema simplesmente trava. Não o do computador, o seu mesmo. Você olha para as linhas de código e, simplesmente, não vem nenhuma ideia do que fazer.

Isso não quer dizer que você não seja capaz ou não saiba fazer, é apenas um momento em que o seu cérebro se recusa a fazer o que você pede…

Vida de Programador

São diversos os motivos que provocam o bloqueio criativo. Se você procurar a respeito vai ver que é muito comum se referir a escritores e demais profissões que demandam a criatividade. Como a gente já falou aqui, programação é um processo criativo e exige inspiração e criatividade.

Em geral, você fica bloqueado por um certo cansaço mental, que pode vir de stress, falta de sono, excesso de pressão, excesso de atividades e outros fatores que estão sempre presentes em ambientes de programação. Nós constantemente trabalhamos como se tivéssemos construindo aviões em pleno voo (como no vídeo abaixo) ou trocando pneus com o carro em alta velocidade.

E o que você faz quando surgem esses momentos? Gostaria de ler sua opinião nos comentários abaixo.

A primeira dica que eu deixo: pare um pouco o que você está fazendo. Distraia a sua mente. Levante para buscar um café, estique o corpo e tente relaxar. Uns minutos de relaxamento podem ser preciosos para descansar o cérebro e deixar ele oxigenar melhor. Existe até uma dica de deitar com as pernas elevadas para mandar mais circulação de sangue para a cabeça…

Você pode se alongar, você pode se ocupar com um outro problema mais pontual para mudar o foco, mas o importante é distrair o cérebro. Se for problema de exaustão, o que é comum, você vai precisar de um descanso. Seu cérebro não pode funcionar em "overclock" o tempo todo. O desgaste é muito alto e pode fazê-lo pifar mais cedo.

Alguns gostam de jogar algum jogo por um tempo para distrair a mente, outros gostam de resolver problemas lógicos para isso: um cubo mágico ou um puzzle físico… É legal ter coisas assim em sua mesa. Uma vez, um amigo meu, após uma certa maratona mental onde ele "gastou" muito o cérebro, se largou na frente da TV assistindo ao programa da Xuxa (sim, faz tempo). Perguntei o que ele estava fazendo e ele respondeu: "Eu pensei muito esses dias, agora eu preciso atrofiar o cérebro".

O mais importante, seja qual técnica você usar, é arejar a mente e saber que não é falta de capacidade sua, mas um aviso do seu cérebro de que você precisa parar de vez em quando. E se quiser uma outra dica minha, conheço um bom site de tirinhas que você pode usar para descansar o cérebro… 🙂

Para encerrar, um bloqueio mental é, geralmente, algo momentâneo, não indica necessariamente que você está em um burnout. Mas como há características em comum, em relação a cansaço, stress e etc, vou deixar aqui um vídeo que gravei a respeito:

Sobre o Autor

Andre Noel é programador, webcartunista, autor do Vida de Programador, professor universitário (UEM e Unicesumar), youtuber e sabe pregar botões em roupas.

Sobre o Blog

Quem é de TI sempre recebe pedidos para criar "só um sisteminha simples". A gente sabe que nunca é simples. Por isso, aqui no blog vamos falar sobre o grande universo de TI --que às vezes é engraçado, às vezes é sofrido e muitas vezes é tudo isso.