Topo

André Noel

Um sisteminha simples pode ser mais complexo do que você acha

Andre Noel

17/08/2019 04h00

Quem da área de T.I. nunca ouviu algo como "pode dar uma olhadinha pra mim?", "preciso de uma alteraçãozinha", "eu quero só um sisteminha simples"?

Por mais incrível que pareça, colocar no diminutivo não diminui a complexidade. Na verdade, quem trabalha com tecnologia está familiarizado já com a miniaturização de dispositivos e componentes, então sabemos que quanto menor, mais complexo!

Pode ser uma analogia ruim (e foi), mas a ideia do usuário, geralmente, é ter um sistema do mesmo porte que um grande sistema, mas sob uma fuselagem compacta, com a impressão de ser algo pequeno e simples.

Há um tempo atrás eu publiquei no Vida de Programador uma história sobre um pedido de "alteração simples". Veja ela aí abaixo.

Por isso, tanto o diminutivo quanto a palavra "simples", não diminuem a complexidade de um sistema ou de um serviço, mas tentam diminuir a importância do próprio serviço.

Isso vai mudar? Não. Mas fique tranquilo e conheça o seu valor. Não perca a cabeça e mantenha o bom humor.

"Mas o meu sobrinho cobra muito menos para fazer isso!" Ótimo, faça com o seu sobrinho, vai ser um ótimo aprendizado para ele. E se as coisas derem errado depois, você vai entender o custo de um bom trabalho! 🙂

E em nossa carreira de programação a gente escuta tanta loucura de todos os lados (chefes, usuários, próprios programadores), que a gente acaba vendo (ou cometendo) algumas desculpas para escapar de enrascadas. Uma vez eu coletei no Twitter as melhores e deu origem a esse vídeo com mentiras de programadores:

É por essas e outras que este blog ganhou esse nome supimpa! Espero que você goste, porque eu já estou gostando! 😀

Sobre o Autor

Andre Noel é programador, webcartunista, autor do Vida de Programador, professor universitário (UEM e Unicesumar), youtuber e sabe pregar botões em roupas.

Sobre o Blog

Quem é de TI sempre recebe pedidos para criar "só um sisteminha simples". A gente sabe que nunca é simples. Por isso, aqui no blog vamos falar sobre o grande universo de TI --que às vezes é engraçado, às vezes é sofrido e muitas vezes é tudo isso.